Resíduos Industriais

A Odebrecht Ambiental atende a clientes das indústrias de Petróleo, mineração, siderurgia e petroquímica, por meio dos seguintes serviços: TWM – Gerenciamento Total de Resíduos; Tratamento e Destinação Final de Resíduos; Operação de Aterros Industriais; Remediação e Recuperação de Áreas Degradadas e Limpeza e Recuperação de Tanques Industriais. Conheça, abaixo, cada um deles.

TWM – Gerenciamento Total de Resíduos
O TWM (Total Waste Management) é a adoção de um conjunto articulado de ações normativas, operacionais, financeiras e de planejamento, baseadas em critérios ambientais, sanitários e econômicos para identificar, classificar, quantificar, segregar, acondicionar, armazenar, transportar, valorar (quando possível) e tratar ou dispor adequadamente todos os resíduos de uma determinada área, de acordo com a legislação pertinente e de modo ambientalmente correto. Com ele, é possível alcançar um equilíbrio entre a necessidade de produção de riquezas e a geração de resíduos e impactos ambientais.
Na gestão completa de resíduos, a Odebrecht Ambiental tem foco na minimização da geração e na valorização de resíduos que contemplem desde a fase de produção até o pós-consumo.

Tratamento e Destinação Final de Resíduos

  • Blendagem e coprocessamento

Responsável pela mistura de resíduos perigosos distintos para padronizar/homogeneizar a composição e especificação dos parâmetros técnicos exigidos pelas tecnologias de tratamento final (coprocessamento), a blendagem garante a melhor performance operacional e qualidade de todo o processo.
A partir daí, o coprocessamento de resíduos industriais em fornos de clínquer é uma solução que satisfaz as atuais exigências de controle ambiental, proporciona o aproveitamento térmico e material dos resíduos e diminui a queima de combustíveis fósseis e o consumo de recursos naturais não renováveis, além de dar uma destinação adequada aos resíduos industriais.
Para tanto, ele se utiliza das condições de temperatura do processo de fabricação de cimento (aproximadamente 1.200°C) para a destruição de diversos tipos de resíduos industriais de forma segura. O resíduo é aproveitado como potencial energético ou substituto de matéria-prima nesse processo.

Resíduos que podem ser coprocessados

    • Substâncias oleosas;
    • Corantes, tintas, vernizes;
    • Catalisadores usados
    • Produtos fotográficos;
    • Lodo de esgoto;
    • Resinas, colas, solventes impregnados com tinta;
    • Pneus, emborrachados;
    • Areia ou terra contaminada com óleo;
    • Embalagem de produtos químicos, entre outros.
    • Tratamento Biológico de Resíduos

O tratamento biológico de resíduos, por sua vez, divide-se em Biolavagem de Resíduos, Biopilha e Landfarming (ou Fazendas de Óleo).
As tecnologias utilizadas para biolavagem de solos contaminados e resíduos sólidos perigosos têm como objetivo principal a transferência do contaminante da fase sólida para a fase líquida. Os métodos de lavagem biológica podem processar uma faixa abrangente de poluentes orgânicos, como aromáticos e solventes. Os efluentes líquidos resultantes do processo são encaminhados para a estação de tratamento de efluentes. Por outro lado, os resíduos sólidos biolavados são encaminhados para os aterros industriais da Odebrecht Ambiental, depois da confirmação da análise de laboratório.

O sistema de Biopilha, por sua vez, consiste na oxigenação de pequenas porções do solo sobrepostas verticalmente. É possível, desta forma, acelerar a biodegradação de resíduos.

As “Landfarmings” proporcionam um método simples e dinâmico de tratamento de resíduos que possuem uma composição química com compostos orgânicos em grande concentração. O resíduo é incorporado ao solo, onde desencadeará um complexo intercâmbio entre micro-organismo e matéria orgânica, que determinará a degradação biológica, a destoxificação, a transformação e a imobilização dos constituintes dos resíduos, minimizando os riscos de contaminação ambiental.

      • Inertização

Pré-tratamento por meio do qual os constituintes perigosos de um resíduo são transformados e mantidos nas suas formas menos solúveis ou menos tóxicas. Estas transformações acontecem graças às reações químicas que fixam elementos ou compostos tóxicos em polímeros impermeáveis ou em cristais estáveis.
O resíduo tratado tem sua integridade estrutural e suas características físicas melhoradas, tornando assim mais fácil o seu manuseio e transporte. Além disso, há uma redução da área superficial através da qual possa ocorrer a transferência ou perda de poluentes, e uma limitação da solubilidade de quaisquer constituintes perigosos contidos no resíduo.

      •  Incineração de Resíduos

Nos diversos processos industriais, são gerados resíduos perigosos, que demandam uma tecnologia segura e confiável para a sua completa destruição. A incineração é um processo de destruição térmica de resíduos que ocorre em uma alta faixa de temperatura.

Dentre as vantagens dessa técnica estão a destruição da maior parte dos componentes orgânicos do resíduo (percentual superior a 99,9%) e a sua significativa redução de volume.
Os gases resultantes da combustão são tratados antes da sua emissão para a atmosfera. O processo é totalmente controlado e monitorado em tempo real para os parâmetros: Monóxido de Carbono (CO), Oxigênio residual (O2), Óxidos de Nitrogênio (NOX), Óxidos de Enxofre (SOX) e materiais particulados.

Resíduos que podem ser incinerados:

    • Resíduo sólidos, líquidos e pastosos, não clorados;
    • Resíduos sólidos, líquidos e pastosos clorados;
    • Pesticidas e defensivos agrícolas;
    • Borras oleosas, borras de tinta e resíduos oleosos em geral;
    • Resíduos de ambulatório, farmacêuticos e de laboratório.

 

Operação de Aterros Industriais

A Odebrecht Ambiental utiliza a mais moderna tecnologia para disposição de resíduos sólidos industriais: o Aterro Industrial Vertical, construído em camadas a partir do nível do solo, o que permite a disposição de um maior volume de resíduos em uma mesma área. Reduz, portanto, a possibilidade de contaminação do solo e do lençol freático.

A construção dos aterros verticais utiliza a própria topografia da região, o que dá aos mesmos a configuração de pequenos morros, integrados à área na qual estão inseridos. Nossos aterros verticais seguem o estado da arte da tecnologia, utilizando como referencial de excelência a empresa detentora da melhor tecnologia de disposição de resíduos na Europa.

 

Remediação e Recuperação de Áreas Degradadas

A Odebrecht Ambiental possui uma equipe multidisciplinar e qualificada na aplicação de alta tecnologia para o gerenciamento de áreas contaminadas. Essa capacitação possibilita o estudo aprofundado e a proposição de soluções adequadas em: avaliação preliminar, diagnóstico ambiental de solo, água e ar, avaliação de risco à saúde humana e ao meio ambiente, projetos de recuperação de áreas degradadas e assistência junto aos órgãos ambientais.

Solo
Os serviços de diagnóstico ambiental do solo incluem a execução de sondagens e amostragens, medição in situ de vapores no solo, realização de análises químicas e físico-químicas em laboratórios especializados e o tratamento dos dados por meio de softwares específicos.

Água
A avaliação da qualidade e o monitoramento das águas incluem serviços de instalação de poços de monitoramento, estudos hidrogeológicos e hidrogeoquímicos, amostragens, análises físico-químicas in situ, análises químicas em laboratórios especializados e modelagens matemáticas.

Avaliação de Risco
A Avaliação de Risco à saúde humana (com o auxílio da metodologia RBCA – Standard Guide for Risk-Based Corrective Action Applied at Petroleum Release Sites ASTM E-1739) e ao meio ambiente é uma ferramenta importante no gerenciamento de áreas contaminadas, capaz de determinar a necessidade de intervenção na área e a definição de metas de remediação. A Odebrecht Ambiental atua na avaliação de áreas contaminadas por produtos químicos, com domínio das diferentes tecnologias disponíveis no mercado.

Recuperação de Áreas Degradadas
Após a definição da necessidade de recuperação da área, a Odebrecht Ambiental elabora, investe e implanta projetos de remediação de áreas contaminadas, aplicando para cada caso a tecnologia de remediação mais adequada, seja on site e/ou off site.

.

Alguma Dúvida?

Guia para tirar dúvidas

Veja a lista de todas as duvidas

Fique Ligado

O que acontece na Odebrecht Ambiental





Veja mais notícias