Unidade: Tocantins

Submenu Sua Água

Processos de tratamento

04 agua - PT - 627x300

Conheça abaixo os processos de tratamento utilizados pela Odebrecht Ambiental|Saneatins para tratar a água no Tocantins.

Captação: Entrada de água bruta, que passa pelo gradeamento e caixa de areia, onde ficam retidos sólidos grosseiros e areia que vêm junto com a água bruta.

Bombeamento: Bombas que elevam a água bruta para continuidade do tratamento.

Casa de Química:São armazenados e preparados soluções de Sulfanato de Alumínio e a Cal Hidratada, seguindo padrões exigidos para utilização.

Adição de Produtos Químicos: Adição da Cal Hidratada para adequar a alcalinidade da água e do sulfato de alumínio, que faz com que as partículas de sujeira se juntem para a formação de flocos.

Floculador: Tanques com pás giratórias que misturam a água. As partículas de sujeira se juntam, formando flocos.

Decantação: A água entra lentamente em tanques chamados decantadores, onde os flocos de impurezas, formados no Floculador, se depositam no fundo do tanque.

Filtração: Formados por camadas de areia grossa, areia fina e pedregulhos, que irão reter partículas que ainda possam estar na água.Cloração: A adição de cloro na água assegura a desinfecção através da eliminação dos micro-organismos.

Tanque de Contato: A água recebe o tratamento final:

A Cloração elimina microorganismos.

A fluoretação protege os dentes das cáries.

Reservação: A água é encaminhada para reservatórios distribuídos em diversos pontos da cidade, pronta para ser consumida pela comunidade.

Distribuição: Após a reservação, a água é distribuída por gravidade ou bombeamento para a rede ou para os reservatórios existentes no sistema, até chegar aos imóveis para o abastecimento da população.

A rede de água de abastecimento no Tocantins possui um total de 9 mil Km de extensão, que são controlados, operados e monitorados com rigor para que nossos clientes recebam um serviço de qualidade, diariamente.

O Centro de controle das Estações de Tratamento monitoram todos os reservatórios e estações de bombeamento da cidade, durante 24 horas por dia, todos os dias do ano, permitindo um rígido acompanhamento operacional. Estes fatores garantem à população total tranquilidade quanto ao abastecimento de água na cidade.

Alguma dúvida?

Guia para tirar dúvidas

Veja a lista de todas as duvidas

Fique Ligado





Veja mais notícias