Efluentes

Tratamento de Efluentes

A Cetrel possui vasta experiência no tratamento de efluentes industriais, adquirida através da prestação de serviços nas empresas que compõem o maior Polo Industrial Integrado da América Latina, localizado no Brasil, na cidade de Camaçari, na Bahia.

O know-how adquirido ao longo dos anos, a robustez de sua estação de tratamento e a elevada capacitação de seus técnicos permitem à Cetrel o recebimento de efluentes de alta complexidade a um baixo custo, aumentando a competitividade de seus clientes e a atratividade de sua instalação no Polo Industrial de Camaçari.

O processo de recebimento se inicia com a avaliação do efluente com análises laboratoriais e através de Estudos de Tratabilidade, que garantirão que os efluentes serão tratados e dispostos em atendimento à legislação ambiental vigente. A Cetrel também trata os efluentes recebidos por batelada, através de caminhões.

O sistema de tratamento da Cetrel conta com mais de 80 km de canais e tubulações de coleta dos efluentes gerados pelos clientes, estações de bombeio com bacias de emergência, estação de tratamento secundário e emissário submarino, operados 24 horas por dia.

A capacidade atual da Estação de Tratamento e Efluentes (ETE) é de:

  • 400 m3/dia de efluentes
  • 360 t/dia de Demanda Química de Oxigênio (DQO)
  • 120 t/dia de Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO)
  • Eficiência de remoção mínima de 75% de DQO e 95% de DBO

 

Resíduos

O processo de disposição final de resíduos sólidos da Classe II utiliza os aterros industriais, constituídos por células impermeabilizadas com camadas de argila compactadas, mantas de polietileno de alta densidade (PEAD) e sistema de drenagem interna (retirada do chorume), o que garante aos aterros a segurança ambiental adequada e a obediência estrita às exigências da legislação.

Os aterros da Cetrel estão licenciados para a disposição de resíduos da Classe II A/B, classificados como não perigosos, e alguns tipos de resíduos da Classe I, classificados como perigosos. Todo o chorume gerado nos aterros da Cetrel é encaminhado à Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), o que garante segurança adicional ao sistema.

Alguma Dúvida?

Guia para tirar dúvidas

Veja a lista de todas as duvidas

Fique Ligado

O que acontece na Odebrecht Ambiental





Veja mais notícias